SEQUÊNCIA DIDÁTICA
CONTEÚDO: Leitura MODALIDADE TEXTUA: cantiga
OBJETIVO: construir saberes sobre a leitura de saber ler convencionalmente.
AULA: 01
PASSOS:
- Relembrar algumas canções já conhecidas;
- Listar no quadro o que os alunos disserem;
- Apresentar uma canção que eles não conhecem;
- Copiar no quadro ou em papel metro;
- Propor aos alunos a leitura da canção (coletiva, grupo, dupla, ou individual);
- Ler e cantar para memorizar.
Obs.: o professor deve observar se a canção foi realmente memorizada pelos alunos. Pois a continuidade do trabalho depende muito desta etapa.
AULA: 02
CONTEÚDO: Leitura
OBJETIVO: refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético da escrita.
PASSOS:
- Relembrar a canção trabalhada anteriormente;
- Expor a canção no quadro;
- Propor a leitura do texto (profº. Acompanha no quadro com a régua ou lápis o que está escrito);
- Chamar alunos no quadro para fazer a leitura acompanhando com o dedo ou régua o que está escrito;
Obs.: nesse momento, o profº. Deve observar o desafio para ajustar o falado ao escrito.
- Pedir aos alunos para identificar algumas palavras e circular à palavra encontrada;
Possíveis intervenções
- Porque você acha que é esta palavra?
- No texto tem outra palavra com a mesma letra ou pedacinho?
Obs.: as intervenções deverão ser ajustadas de acordo com os níveis, pois estas convidam os alunos a explicitarem o procedimento adotado para descobrir o que está escrito. Não localizar somente nomes propor que localizem substantivos, verbo, artigo e outros.
AULA: 03
CONTEÚDO: Escrita (interpretação)
OBJETIVO: refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético da leitura para interpretar.
PASSOS:
- Relembrar a canção com os alunos;
- Explicar que serão passadas algumas perguntas para eles responderem;
- Passar as questões;
- Pedir a leitura da canção aos alunos para responder as perguntas;
- Após as respostas socializar.
Observação: o professor deve sempre as perguntas para os alunos para que eles entendam melhor.
AULA: 04
CONTEÚDO: Leitura
OBJETIVO: refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).
PASSOS:
- Copiar a canção na quadro;
- Leitura coletiva;
- Chamar alunos no quadro para identificar algumas palavras.
Possíveis intervenções
- Quantos pedacinhos têm?
- Qual o primeiro pedacinho?
- Qual pedacinho vem depois?
- Qual o último pedacinho?
Obs.; O profº deverá sempre ajustar as intervenções para cada nível.
Deverá trabalhar não apenas com o primeiro e o ultimo pedacinho, mas sim ir também para dentro da palavra.
AULA 05
CONTEÚDO: Escrita
OBJETIVO: construir saberes sobre a escrita de saber escrever convencionalmente.
PASSOS:
- Relembrar a canção com os alunos;
- Pedir que escrevam de memória;
- Escrever de memória a canção para comparar com a produção final.
- Recolher para analise.
AULA: 06
CONTEÚDO: Leitura (lacunado).
OBJETIVO: acionar estratégia de leitura que permite descobrir qual que completa a lacuna (verificação).
PASSOS:
- Distribuir textos com lacunas para os alunos;
- Pedir que leiam a canção com atenção para verificar quais palavras que faltam no texto;
- Pedir preenchimento das lacunas;
- Intervir sempre que houver necessidade;
- Recolher para análise;
- Correção coletiva.
AULA: 07
CONTEÚDO: Leitura (tirinhas)
OBJETIVO: acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
PASSOS:
- Está sempre relembrando a canção trabalhada;
- Propor o trabalho de tirinhas aos alunos;
- Realizar o trabalho individual em duplas produtivas ou em grupos;
- Distribuir as tirinhas para os alunos e pedir que montem a canção;
- Ajustar sempre as intervenções pensando nos níveis e nas necessidades, observando os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de leitura adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais, pedacinhos iniciais e finais);
- Relembrar aos alunos que como se trata de uma atividade em dupla ou grupo, eles precisam conversar com os colegas e discutir entre si até chegarem a um acordo.
AULA: 08
CONTEÙDO: Escrita
OBJETIVO: Escrever convencionalmente a canção.
PASSOS:
- Relembrar com os alunos todos os passos que fizera até aqui:
- Pedir que eles escrevam a canção novamente para comparar com a primeira escrita;
- Pedir aos alunos que compare a primeira escrita com a segunda escrita;
- Fazer a comparação com os alunos fazendo os ajustes se necessário.
- Expor na sala.
TEXTO PARA LEITURA
A BARATINHA
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ.
AH AH AH
OH OH OH
ELA TEM É UMA SÓ
AH AH AH
OH OH OH
ELA TEM É UMA SÓ
A BARATA DIZ QUE TEM
CARRO, MOTO E AVIÃO
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É CAMINHÃO
AH AH AH
OH OH OH
ELA TEM É CAMINHÃO
AH AH AH
OH OH OH
ELA TEM É CAMINHÃO
A BARATA DIZ QUE COME
FRANGO, ARROZ E FEIJÃO.
É MENTIRA DA BARATA
ELA COME É MACARRÃO
AH AH AH
OH OH OH
ELA COME É MACARRÃO
AH AH AH
OH OH OH
ELA COME É MACARRÃO
(Theadora Maria Mendes de Almeida. Quem canta seus males espanta. São Paulo: caramelo, 1998).
INTERPRETAÇÃO
RESPONDA
O TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE OUVIR É SEMELHANTE A QUE CANTIGA?
( ) CARNEIRINHO, CARNEIRÃO
( ) CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
( ) A BARATA
PINTE OS VERSOS DIFERENTES EM CADA CANTIGA.
LEIA E COMPARE OS TRECHOS
CANTIGA A BARATA
|
CANTIGA A BARATINHA
|
A BARATA DIZ QUE TEM
|
A BARATA DIZ QUE TEM
|
UM ANEL DE FORMATURA
|
CARRO, MOTO E AVIÃO
|
É MENTIRA DA BARATA
|
É MENTIRA DA BARATA
|
ELA TEM É CASCA DURA
|
ELA TEM É CAMINHÃO
|
FAÇA UMA LISTA DO QUE A BARATA DIZ QUE TEM.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LISTAR AS PALVRAS QUE RIMAM:
_________________________________ ______________________________
_________________________________ ______________________________
_________________________________ ______________________________
_________________________________ ______________________________
PREENCHA AS LACUNAS:
A BARATINHA
A _______________ DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE _____________
É MENTIRA DA BARATA
________ TEM É UMA SÓ.
A BARATA DIZ QUE TEM
_____________, ____________ E AVIÃO
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É ___________________
A BARATA DIZ QUE COME
FRANGO, ______________ E _______________.
É MENTIRA DA BARATA
ELA COME É ______________________
CRIE NOVAS PALAVRAS COM A PALAVRA BARATA
B__________________________________
A_________________________________
R_________________________________
A_________________________________
T________________________________
A________________________________
ESCRITA DE MEMÓRIA
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
|
Sem comentários:
Enviar um comentário