segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sequência didática ( cantiga "A baratinha")



SEQUÊNCIA DIDÁTICA


CONTEÚDO: Leitura                                   MODALIDADE TEXTUA: cantiga
OBJETIVO: construir saberes sobre a leitura de saber ler convencionalmente.

AULA: 01
PASSOS:

  • Relembrar algumas canções já conhecidas;
  • Listar no quadro o que os alunos disserem;
  • Apresentar uma canção que eles não conhecem;
  • Copiar no quadro ou em papel metro;
  • Propor aos alunos a leitura da canção (coletiva, grupo, dupla, ou individual);
  • Ler e cantar para memorizar.
Obs.: o professor deve observar se a canção foi realmente memorizada pelos alunos. Pois a continuidade do trabalho depende muito desta etapa.





AULA: 02

CONTEÚDO: Leitura

OBJETIVO: refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético da escrita.

PASSOS:

  • Relembrar a canção trabalhada anteriormente;
  • Expor a canção no quadro;
  • Propor a leitura do texto (profº. Acompanha no quadro com a régua ou lápis o que está escrito);
  • Chamar alunos no quadro para fazer a leitura acompanhando com o dedo ou régua o que está escrito;
Obs.: nesse momento, o profº. Deve observar o desafio para ajustar o falado ao escrito.
  • Pedir aos alunos para identificar algumas palavras e circular à palavra encontrada;

Possíveis intervenções

  • Porque você acha que é esta palavra?
  • No texto tem outra palavra com a mesma letra ou pedacinho?

Obs.: as intervenções deverão ser ajustadas de acordo com os níveis, pois estas convidam os alunos a explicitarem o procedimento adotado para descobrir o que está escrito. Não localizar somente nomes propor que localizem substantivos, verbo, artigo e outros.


AULA: 03
CONTEÚDO: Escrita (interpretação)

OBJETIVO: refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético da leitura para interpretar.

PASSOS:
  • Relembrar a canção com os alunos;
  • Explicar que serão passadas algumas perguntas para eles responderem;
  • Passar as questões;
  • Pedir a leitura da canção aos alunos para responder as perguntas;
  • Após as respostas socializar.
                   Observação: o professor deve sempre as perguntas para os alunos para que eles entendam melhor.





AULA: 04
CONTEÚDO: Leitura

OBJETIVO: refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).

PASSOS:

  • Copiar a canção na quadro;
  • Leitura coletiva;
  • Chamar alunos no quadro para identificar algumas palavras.

Possíveis intervenções
  • Quantos pedacinhos têm?
  • Qual o primeiro pedacinho?
  • Qual pedacinho vem depois?
  • Qual o último pedacinho?

Obs.; O profº deverá sempre ajustar as intervenções para cada nível.
           Deverá trabalhar não apenas com o primeiro e o ultimo pedacinho, mas sim ir também para dentro da palavra.


AULA 05

CONTEÚDO: Escrita

OBJETIVO: construir saberes sobre a escrita de saber escrever convencionalmente.

PASSOS:

  • Relembrar a canção com os alunos;
  • Pedir que escrevam de memória;
  • Escrever de memória a canção para comparar com a produção final.
  • Recolher para analise.



AULA: 06

CONTEÚDO: Leitura (lacunado).

OBJETIVO: acionar estratégia de leitura que permite descobrir qual que completa a lacuna (verificação).



PASSOS:

  • Distribuir textos com lacunas para os alunos;
  • Pedir que leiam a canção com atenção para verificar quais palavras que faltam no texto;
  • Pedir preenchimento das lacunas;
  • Intervir sempre que houver necessidade;
  • Recolher para análise;
  • Correção coletiva. 
  •  
AULA: 07

CONTEÚDO: Leitura (tirinhas)

OBJETIVO: acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).

PASSOS:

  • Está sempre relembrando a canção trabalhada;
  • Propor o trabalho de tirinhas aos alunos;
  • Realizar o trabalho individual em duplas produtivas ou em grupos;
  • Distribuir as tirinhas para os alunos e pedir que montem a canção;
  • Ajustar sempre as intervenções pensando nos níveis e nas necessidades, observando os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de leitura adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais, pedacinhos iniciais e finais);
  • Relembrar aos alunos que como se trata de uma atividade em dupla ou grupo, eles precisam conversar com os colegas e discutir entre si até chegarem a um acordo.





AULA: 08
CONTEÙDO: Escrita

OBJETIVO: Escrever convencionalmente a canção.

PASSOS:

  • Relembrar com os alunos todos os passos que fizera até aqui:
  • Pedir que eles escrevam a canção novamente para comparar com a primeira escrita;
  • Pedir aos alunos que compare a primeira escrita com a segunda escrita;
  • Fazer a comparação com os alunos fazendo os ajustes se necessário.
  • Expor na sala.


TEXTO PARA LEITURA 
                                                                                                         
A BARATINHA                                                                             
                                                                                                           
 A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ.

AH AH AH


OH OH OH
ELA TEM É UMA SÓ
           
AH AH AH
OH OH OH
ELA TEM É UMA SÓ    
                                 
                                              
A BARATA DIZ QUE TEM                                               
CARRO, MOTO E AVIÃO
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É CAMINHÃO


AH AH AH
OH OH OH
ELA TEM É CAMINHÃO

AH AH AH
OH OH OH

ELA TEM É CAMINHÃO

A BARATA DIZ QUE COME
FRANGO, ARROZ E FEIJÃO.
É MENTIRA DA BARATA
ELA COME É MACARRÃO

AH AH AH
OH OH OH
ELA COME É MACARRÃO

AH AH AH
OH OH OH
ELA COME É MACARRÃO


(Theadora Maria Mendes de Almeida. Quem canta seus males espanta. São Paulo: caramelo, 1998).




INTERPRETAÇÃO

RESPONDA

O TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE OUVIR É SEMELHANTE A QUE CANTIGA?

(     ) CARNEIRINHO, CARNEIRÃO

(     ) CACHORRINHO ESTÁ LATINDO

(     ) A BARATA



PINTE OS VERSOS DIFERENTES EM CADA CANTIGA.
LEIA E COMPARE OS TRECHOS


CANTIGA A BARATA


CANTIGA A BARATINHA


A BARATA DIZ QUE TEM


A BARATA DIZ QUE TEM


UM ANEL DE FORMATURA


CARRO, MOTO E AVIÃO


É MENTIRA DA BARATA

É MENTIRA DA BARATA

ELA TEM É CASCA DURA

ELA TEM É CAMINHÃO



FAÇA UMA LISTA DO QUE A BARATA DIZ QUE TEM.


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


LISTAR AS PALVRAS QUE RIMAM:
_________________________________ ______________________________
_________________________________ ______________________________
_________________________________ ______________________________
_________________________________ ______________________________

PREENCHA AS LACUNAS:


A BARATINHA

 A _______________ DIZ QUE TEM

SETE SAIAS DE _____________

É MENTIRA DA BARATA

________ TEM É UMA SÓ.


A BARATA DIZ QUE TEM
_____________, ____________ E AVIÃO

É MENTIRA DA BARATA

ELA TEM É ___________________


A BARATA DIZ QUE COME

FRANGO, ______________ E _______________.

É MENTIRA DA BARATA

ELA COME É ______________________



CRIE NOVAS PALAVRAS COM A PALAVRA BARATA

B__________________________________

A_________________________________

R_________________________________

A_________________________________

T________________________________

A________________________________





ESCRITA DE MEMÓRIA


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário